domingo, março 16, 2008

Culturas mestiças, misticismos mestiços também

Em Timor existem diversos movimentos de natureza mais ou menos mística, como por exemplo a Sagrada Família e os Kolimau 2000, que normalmente incorporam elementos católicos com outros das tradições religiosas animistas locais. Tal fenómeno acontece também noutros lugares onde a história da ocupação colonial criou culturas nacionais que, como a de Timor-Leste, são mestiças.

No fotoblogue My Sarisari Store, um dos meus favoritos sobre as Filipinas, encontrei uma colecção muito interessante de fotografias de grupos místicos locais, incluindo Rizalistas, que transformaram o escritor e intelectual nacionalista José Rizal, fuzilado pelos espanhóis, numa figura sagrada. Uns consideram-no um santo, outros um profeta, alguns ainda uma reencarnação de Jesus Cristo. As fotografias mostram lugares onde a população diz ter havido aparições de Cristo, anting-antings (amuletos), peregrinos, curandeiros… Os timorenses reconhecerão conceitos que, tal como na sua terra, unem a raiz austronésica com o superestrato de uma língua neo-latina ibérica, como "inang miserecordia".

Nas Filipinas existe também em certos meios o costume de inserir pequenos objectos no corpo (“sona ai-moruk”, em tétum) para ficar mais forte ou invulnerável, como fazem em Timor grupos como os Sete-Sete. O malikmata de que fala o senhor no vídeo abaixo parece ser semelhante ao poder de matan-helik dos timorenses.



P.S. - Não tendo nada a ver já com misticismos, deixo aqui um link para um slideshow sobre cocos nas Filipinas. A minha mulher ao vê-lo disse imediatamente: - Mas isto parece Timor!

P.P.S. - Futu-manu (luta de galos) nas Filipinas. O galódromo de Bidau ainda não é tão sofisticado como o deles, que até tem bancada em anfiteatro, mas também é jeitoso.

E mais um P.S. - Se o vídeo de cima não funcionar tente esta versão:



2 comentários:

Uma por Dia disse...

Vim atráz do teu perfil e cheguei a este interessante blog que vou ler regularmente. Parece que aqui só nos chegam as notícias de tragédias.

Anónimo disse...

Alo Sr JP Esperanca,
Ando por todo o intenet a procura de informacao sobre D. Boa Ventura de Timor mas nao encontrei nada.

O meu interesse neste homem eh por ele ser tao falado em Timor e eh tmabem um simbolo de condecoracao militar mais alta em Timor.

Ele parece ser muito importante mas parece que ninguem sabe ao certo sobre a sua historia.

Sera que o SR me pode informar sobre livros ou mesmo escrever alguma coisa neste seu blog etc... que me possam ajudar na minha coriosidade.

Sei que o Sr JPEsperanca eh muito apto e o acho capaz deste meu pedido.

SO sei que D. Boa Ventura foi morto por ter matado um portugues que violou a mulher.

Santa Pascoa ao Sr e sua familia.

Um amigo