quarta-feira, janeiro 10, 2007

Quando a ignorancia e a tradicao matam

EM MAUBARA
Vizinhos mataram três feiticeiras
Três mulheres foram mortas sábado em Maubara, 40 quilómetros a oeste de Díli, acusadas de feitiçaria pelos vizinhos, crime que está a ser investigado pela Polícia da ONU (UNPOL).Segundo a porta-voz da UNPOL, comissária Mónica Rodrigues, o crime está a ser averiguado por uma equipa de investigação criminal da ONU, não havendo ainda informações disponíveis sobre o móbil do crime.As autoridades policiais timorenses locais disseram que as três mulheres eram da mesma família, tinham 70, 50 e 25 anos, e que foram mortas e queimadas por populares que as acusaram de serem bruxas.A comissária Mónica Rodrigues acrescentou que também no fim-de-semana, na zona de Delta 4, no bairro de Comoro, na parte ocidental da capital timorense, um morador encontrou uma granada, tendo efectivos da GNR sido enviados para o local, confirmando tratar-se de um engenho explosivo de fragmentação, para uso militar, ainda intacto. A UNPOL está também a investigar a morte de um homem, cujo corpo apresentava várias marcas de ferimentos. O crime registou-se sábado na aldeia de Naigidal, distrito de Covalima, sudoeste de Díli.Segundo a UNPOL, na capital timorense continua a registar -se uma situação "relativamente calma, com alguns incidentes esporádicos, mas sem a intensidade das últimas semanas".
Jornal de Noticias
Terça-feira, 9 de Janeiro de 2007
----------------------------------------------------
E triste o quao cruel pode ser a ignorancia! Choremos!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro,
Vejo, com agrado, que se preocupa pelas questões linguisticas de Timor Leste.

Durante a minha navegação pela internet encontrei um site que talvez lhe interesse. Trata-se de estudos feitos no Linguistic Society of Hawaii sobre algumas linguas de Timor Leste.

http://ling.lll.hawaii.edu/~uhdoc/

Waima'a:
http://www.ling.hawaii.edu/~uhdoc/waima%27a/homepage.html

TOKODEDE
http://www.ling.hawaii.edu/~uhdoc/website/websiteF05/projectsF05/Lucas/about.html

Makasae Osoroa:
http://www.ling.hawaii.edu/~uhdoc/website/websiteF05/projectsF05/joao/introjoao.htm

Makasae Fatumaka:
http://www.ling.hawaii.edu/~uhdoc/website/websiteF05/projectsF05/alvaro/introalvaro.html

Ema:
http://www.ling.hawaii.edu/~uhdoc/ema/html/emaindex.html

Sou malae, a minha esposa é timorense e vivemos em Portugal. Já leccionei Matemática na Universidade Nacional de Timor Leste pela FUP. E tenciono, um dia, viver nesta maravilhosa Terra.