terça-feira, setembro 02, 2008

E bom estar de regresso

Dois dos meus sobrinhos aqui em Timor

10 comentários:

Anónimo disse...

aaah seu sortudo!

Que bom seria estar tambem de volta a Timor, a minha rai doben Timor.

Anónimo disse...

Bom regresso. Boa esperança. Na volta ao Sol Nascente. Nós ficamos. Mas com muita vontade de também voltar.

A.A.

Anónimo disse...

Então... foste embora sem avisar a malta?!

Bom regresso e cumprimentos por aí!

Anónimo disse...

JP,

Ainda estás em Díli?

Sebastião

João Paulo Esperança disse...

Estou e espero que por muito tempo. Mas agora como Fernão de Magalhães...

Hei-de contar-te um dia destes a história hilariante da minha entrevista em Lx com a Senhora Dona do Lápis Azul da Censura e amigas... Algumas das coisas que elas disseram lá chegariam para terem nota negativa nas cadeiras de Introdução à Linguística do primeiro ano do nosso curso na UNTL. Uma ignorância confrangedora... Coitada da Língua Portuguesa, abandonada em tais mãos...

Anónimo disse...

Querido JP!

Como é bom saber-te feliz!

E como te entendo quando falas da Sra. D. do Lápis Azul da Censura...

Também fiquei surpreendida com o resultado da tua entrevista... mas já devias conhecê-la e saber que seria impossível seleccionar alguém que fala a verdade nua e crua... ou simplesmente... que FALA...

Estiveste frente-a-frente com aquela a quem dizias: E Lisboa fica muito longe...

Normal que elas te quisessem "longe"...

... mas bem perto daqueles que amas e que te preenchem enquanto pessoa e profissional...

Tenho muito orgulho de ser tua amiga...

Beijos e felicidades

Manuela Isidro

Anónimo disse...

Meu amigo JP,

Soube em Díli, nas minhas férias deste ano, da tua entrevista com as senhoras do Lápis Azul.

João, já devias saber que os/as medíocres e prepotentes convivem mal com os bons e melhores e com os homens e mulheres de espírito livre e independente e que pensam com a sua própria cabeça.

Diz o povo que a prepotência é o reverso da subserviência. É verdade. No leitorado de Díli havia bons exemplares desta fauna: perante Lisboa dobram a espinha até ao chão; com os os seus subordinados tentam a todo o custo espezinhá-los; mas ninguém se deixou pisar. Lembras-te que nos os dois fomos os mais perseguidos de uma forma vil e pidesca. Vingaram-se de ti na entrevista. A mim, perseguiram-me até cá, Portugal, Algarve: qual não foi meu espanto quando assim que me apresentei ao serviço deparo com um faxe da Embaixada de Díli a tentar condicionar a direcção da minha escola para me levantar um processo disciplinar sem me proporcionar defesa antes de seguir para à inspecção. É claro que não conseguiram!

Naquele momento, quando me deram conhecimento da minha suposta culpa, senti-me na pele de um perseguido da pide ou da inquisição quando cidadãos honestos e trabalhadores eram perseguidos até as longínquas colónias da Ásia ou África ou Brasil para serem horrorosamente queimados em Autos-da-fé ou encarcerados em calabouços miseráveis.

Infelizmente, a INVEJA ainda é a nossa grande 'qualidade'. Os incompetentes detestam os que querem e sabem trabalhar.

Um abraço do amigo Sebastião.

PS: Um dia destes também estarei de volta. Para sempre.

Anónimo disse...

Olá JP,

Foi lamentável que não pudemos falar antes da sua volta par Timor - agora precisarei de usar TT... ugh! Sim, Skype é grátis mas não teria confiança na conecção de internet em TL, e precisariamos de estar à linha simultâneamente.

Vocês viajaram com Cathay Pacific? Se eu fosse para Lisboa de Hong Kong, iria com Finnair via Helsinquia - que é mais barato do que o voo de Denpasar para Hong Kong de Cathay Pacific!

DPS/HKG/LHR/LIS / 3,115.66 USD
DIL/DPS 300 USD / 223 EUR

TOTAL 3415.66 USD / 2546.34 EUR

DIL/DPS 300 USD / 223 EUR
DPS/HKG 1515.67 USD 1,103.22 / EUR
HKG/HEL/LIS 1165.63 USD / 868.973 EUR

TOTAL 2981.30 USD / 2223.01 EUR

Se passasse tempo em Hong Kong em vez de Bali, teria a posibilidade de visitar Macau também - apenas 50 minutos do aeroprto de Hong Kong por barca.

Espero que vá para Díli no ano próximo, com a ida via Denpasar de Singapura com Lion Air e Merpati (não nunca visitei Bali) e a volta para Singapura sem escala com Austasia.

Anónimo disse...

Oi amigo,

Long time no see you!...

Finalmente aqui estou eu para fazer um comentário sobre o teu blog e devo dizer que tudo isso faz mesmo parte do teu ser: ser TIMOR LESTE. Como amiga timorense folgo em saber que estás ai para nós!

Felicidades e Boas andanças nas terras do Lafaek!

E...

Pois bem me pareceu que estavas em qualquer lado menos cá em Portugal!!! Bem tentei mandar uns sms´s, mas aquela treta vinha sempre como não enviada!!!


Bjx p ti e à família





PS:
Já agora manda-me o teu email para meu telemóvel s.f.f para eu puder responder ao pedido que me fizeste, pois alguém já encontrou uma pessoa que falam tetum, português, inglês...

Stuck @ Zero disse...

Caso tenha curiosidade, espreite aqui, a propósito do tétum.