quinta-feira, novembro 09, 2006

Blogosfera, conspirações e artes marciais

A crise, a blogosfera e a liberdade de expressão

Há um blog que se destacou especialmente durante o período mais agudo da crise recente em Timor, pelo número de visitas e porque, não obstante a sua não escondida parcialidade (anti-Austrália, anti-Xanana, anti-Ramos Horta, anti-Igreja timorense), teve um papel muito importante nos dias de caos nas ruas, há alguns meses atrás, quando a capital vivia a ferro e fogo. Era ao “Timor-Online” que recorríamos para saber que supermercado tinha a porta entreaberta para vender produtos essenciais quando todo o comércio estava fechado a sete chaves, era neste blog que líamos a cobertura mais actualizada do que ia acontecendo (também cheguei a participar umas quantas vezes com pequenas informações do que ia vendo por aí: “evitem a área tal porque está neste momento sob ataque”, “no sítio tal estão uns tipos com armas”, “os australianos já chegaram e andam a passear os tanques e a posar para a fotografia em frente ao Hotel Timor”). Depois, à medida que a situação foi acalmando e se começou a caminhar para a normalidade, o blog perdeu essa dimensão que era o seu aspecto mais interessante, mas continuo a espreitar de vez em quando o que lá se diz, principalmente porque, apesar das opiniões facciosas das pessoas que o fazem, os comentários são um interessante espaço de debate onde podemos ler as outras opiniões sobre o que por cá se vai passando.

Há dias dizia-se lá que tinha havido ameaças de morte contra os promotores do blog, o que é preocupante. Podemos não concordar com as opiniões da pessoa que se esconde no anonimato do pseudónimo Malai Azul, mas a liberdade de expressão é um direito inatacável. Quando eu tive um período de alguma actividade num grupo da Amnistia Internacional em Lisboa, no tempo do saudoso José Manuel Cabral – um valoroso amigo que nos deixou demasiado cedo – a A.I. vendia umas camisolas de manga curta com uma frase de Voltaire: “Posso não concordar com o que estás a dizer, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres”. Seria muito bom se fossem feitos uns milhares de camisolas dessas para distribuir cá em Timor.

As artes marciais têm culpa da crise?

Apareceu há pouco tempo na imprensa a notícia de um relatório encomendado pelos australianos, onde se falava de possíveis ligações de grupos de artes marciais a partidos políticos aqui em Timor, e sobre o papel desses grupos na instabilidade no país. Não li o relatório, pelo que não posso pronunciar-me sobre o seu mérito, mas algumas notícias tinham um tom alarmista, muito distante da realidade, e por vezes traziam uma lista de organizações e respectiva suposta filiação. Parte das organizações da tal lista não têm nada a ver com artes marciais nem com grupos de jovens. A CPD-RDTL, por exemplo, é uma estrutura dissidente da Fretilin com grupos organizados por todo o país, entre a população rural principalmente, que se tem destacado pela rejeição da actual Constituição (defendiam – não sei se continuam a fazê-lo – que só a Constituição da Fretilin de 1975, de partido único, marxista-leninista, era válida). Também rejeitavam a transformação das Falintil em FDTL, e o Governo liderado por Mari Alkatiri, e várias outras coisas do actual Estado leste-timorense – diziam por vezes nos jornais que tudo isto era criação dos malais da ONU. Tinham uma postura pública bastante visível na época da UNTAET e nos primeiros tempos da independência, mas ultimamente não se tem ouvido falar tanto deles.

Os malais lunáticos que todos os dias aparecem com uma nova teoria da conspiração, onde aumenta o número e variedade dos conspiradores, ficaram eufóricos e vieram logo para os seus blogs e para as mesas do bar do Hotel Timor explicar a quem os quisesse ouvir como as escolas de artes marciais junto com os partidos da oposição estavam por detrás da onda de violência e ajustes de contas que tem assolado Timor. Ignoraram sistematicamente (não colocando negrito, não mencionando nos títulos – que eram do género “O que a Comissão de Inquérito da ONU escondeu”) a parte das notícias que referia que: «uma das conclusões chave do relatório é que centenas de pequenos grupos de jovens estão "a tentar, de maneiras diferentes mas positivas, engajarem-se e unificarem as suas comunidades " ».

Insistiam numa suposta ligação da PSHT – Persaudaraan Setia Hati Terate (Irmandade do Coração Leal da Flor-de-Lótus) aos dois principais partidos da oposição. Não mencionavam a ligação oficial e assumida publicamente do KORKA (Kmanek Oan Rai Klaran) à Fretilin. Quando o KORKA aderiu à Fretilin Xanana Gusmão e outros manifestaram publicamente a sua apreensão, perguntando se era intenção deste partido passar a dispôr de uma milícia privada. Tinham presente o exemplo da Indonésia onde Prabowo Subianto tinha tentado usar algumas organizações de pencak silat como uma extensão do partido do Governo, GOLKAR. Prabowo promoveu mesmo o estabecimento de uma nova organização, os Satria Muda Indonesia (Jovens Cavaleiros da Indonésia), que tinha uma relação de total promiscuidade com os Kopassus, e que foi activamente implantada por ele também aqui em Timor. Também a PSHT foi promovida por elementos dos Kopassus aqui em Timor-Leste, provavelmente por ser considerada mais um elemento de “indonesificação” da juventude local, mas contrariamente à SMI a PSHT tinha uma história quase centenária e tradições espirituais bastante mais profundas do que os partidarizados Satria Muda Indonesia. Provavelmente é por isso que, como nota Ian Douglas Wilson em The Politics of Inner Power: The Practice of Pencak Silat in West Jawa, a PSHT continua normalmente a sua actividade no novo país independente (como noutros: França, Holanda, Rússia, etc...) enquanto a SMI desapareceu com a saída dos indonésios (e parece que muitos SMI estiveram activos nas milícias em 1999). Perante as críticas por a Fretilin ter acolhido uma organização de artes marciais no partido, Mari Alkatiri disse que era sua intenção disciplinar a actividade dos jovens do Korka. A entrada para o partido no poder parece não ter provocado grandes alterações nas actividades públicas do Korka, continuaram a aparecer ocasionalmente pequenos episódios de porrada entre membros dessa organização e de outras – como é habitual em Timor – mas eu pessoalmente não tenho conhecimento de situações em que o Korka tenha agido como uma milícia ou aparecido enquanto estrutura nos conflitos dos últimos meses.

As organizações de artes marciais, enquanto estruturas organizadas a nível nacional, não tiveram um papel relevante no aparecimento e desenvolvimento da crise, nem na violência que esta trouxe. A violência de rua é baseada primordialmente na discriminação recente entre gente de lorosa’e e de loromonu, e os episódios de feridos ou mortos entre estilos de artes marciais não são uma coisa nova causada pela crise, mas sim a continuação de inimizades antigas que encontram na presente tensão social (e clima de impunidade) um espaço adequado para a sua actualização. As organizações de artes marciais não estão implantadas no território por zonas geográficas ou grupos etno-linguísticos. A PSHT, por exemplo, tem grupos de treino espalhados e implantados por todos os distritos de Timor-Leste (olhe à sua volta, procure grafítis que digam “SH” ou “Terate” ou com o desenho de um coração com raios à volta), e não está de maneira nenhuma partidarizada (fazem parte da organização pessoas de todos os quadrantes políticos e sociais timorenses, da Fretilin, da oposição e apartidários). A ideia de que a PSHT enquanto organização pudesse ter alguma coisa a ver com a promoção do divisionismo geográfico em Timor é completamente ridícula, os “irmãos” que dela fazem parte acreditam que devem ser solidários entre si e que sofrerão uma retaliação sobrenatural (do tipo ficar gravemente doente, p.ex.) se fizerem mal a outro “irmão” (saudara), independentemente do lugar do país (ou do mundo) onde ele nasceu.

Tavez a única organização de artes marciais que pudesse ser caracterizada como tendo um pendor mais regional fosse precisamente o Korka, embora também aí haja membros das várias zonas do país, porque a referência a “Rai Klaran” remete para as montanhas da região central de Timor-Leste, em volta do Tata Mai Lau, e porque se diz que o estilo nasceu em Ainaro. Mas não me consta que tenha havido durante o seu desenvolvimento nenhuma espécie de discriminação dos candidatos a praticantes (o FCP em Portugal é um clube do Norte mas há portistas e jogadores do Porto que são do Sul...). São outras as razões porque aparecem insígnias das organizações de artes marciais nas situações de violência. Estes sistemas tradicionais de combate têm as suas escolas espalhadas pelos bairros, em pátios, quintais e clareiras; quando a discriminação entre gente de leste e de oeste ficou ao rubro, os que eram o grupo em minoria no bairro onde moravam fugiram ou foram expulsos, de forma que muitos bairros ficaram só com o grupo maioritário. Nos confrontos frequentes que houve nos últimos meses os grupos de prática de artes marciais que treinam em cada bairro colocaram-se naturalmente na linha da frente da “protecção do bairro”, daí que apareçam os seus símbolos e os seus membros nas cenas de pancadaria. E quando há algum ferido ou morto o “espírito de corpo” torna-se ainda mais forte no grupo. Há dias as imagens no telejornal da RTTL do funeral de um membro dos Kera Sakti (a quem os familiares enlutados diziam que tinha sido decepada a cabeça depois de ter desaparecido a caminho da universidade em que se ia inscrever) mostravam muitos jovens a acompanhar a cerimónia vestidos com o uniforme deste estilo de kung fu. Há uns meses, também no telejornal local, numa reportagem sobre armamento apreendido pelas forças internacionais via-se na coronha de uma das armas o desenho das insígnias da PSHT. Antes que os malucos azuis comecem a disparatar a gritar “conspiração!” é bom esclarecer que há muitos “irmãos” praticantes de Setia Hati quer na PNTL quer nas FDTL, e que houve vários lugares em Díli em que, quando em 25 de Maio a tropa atacou o quartel da PNTL, os polícias que aí estavam de serviço despiram a farda e abandonaram as armas que tinham, para poderam fugir incógnitos. Seria absurdo querer tirar ilações sobre “conspirações” a partir de um desenho feito por um miúdo qualquer. No excelente documentário de Carmela Baranowska, "Scenes from an occupation", sobre o período de violência das milícias antes do referendo de 1999, também há um jovem activista do CNRT com uma camisola de membro da PSHT. A Mocidade Portuguesa, uma organização controlada ideologicamente pelo Estado Novo de Salazar, ensinava judo em Timor, porém seria estúpido dizer que o judo e o Kodokan são salazaristas; o Presidente russo Vladimir Putin é um judoca conhecido, seria incorrecto considerar que isso é a mesma coisa que dizer que o Judo está partidarizado na Rússia.

Em Portugal no tempo em que o jogo do pau era popular como as artes marciais aqui agora

Como sempre que se fala em violência em Timor aparecem uns quantos malais iluminados a sentir-se superiores por virem de países onde “nunca há porrada e toda a gente vive numa harmonia social perfeita” (antes fosse!), é bom lembrar pelo menos como eram as coisas há uns tempos nessas terras. Na Austrália havia caça organizada ao aborígene. Em Portugal era assim há umas décadas:

Podemos dizer o mesmo – mas com mais certeza – das manifestações de violência que, por volta dos anos 20 e 30, acompanhavam geralmente as romarias e, mais concretamente, delas faziam parte ritual.
Não nos referimos só às disputas entre jovens que podem ter origem em rivalidades amorosas, sobretudo quando os rivais pertencem a grupos territoriais diferentes (717), nem às frequentes brigas provocadas pelo vinho (718). Eram outrora comuns e hoje não são raras (719). Referimo-nos, sim, a verdadeiras guerras entre aldeias, que explodiam, quase sistematicamente, no decurso das romarias e suficientemente recentes para que os velhos se lembrem de nelas terem participado e os mais jovens de a elas terem assistido. Se os velhos que entrevistámos são pouco loquazes relativamente aos aspectos sexuais da festa no tempo da sua juventude, os seus testemunhos são, pelo contrário, constantes e explícitos e as emoções ainda bastante vivas no que diz respeito a estas batalhas, permitindo-nos assim considerá-las como parte integrante da romaria. O pároco de Baçal relata fielmente alguns exemplos do fim do século XIX e princípios do século XX: alguns duraram um dia e uma noite, outros saldaram-se por mortos e dezenas de feridos (720). O pároco de Foz Côa mostra a inserção ritual e o desenrolar esperado e estereotipado destas batalhas na romaria da sua paróquia, até uma época mais recente. A naturalidade com que refere a continuação jovial do arraial, imediatamente após a separação dos adversários pela polícia e o transporte dos feridos (ou eventualmente dos mortos), mostra bem o carácter inelutável e sistemático desta fase da peregrinação (721). De alguma forma também este sangue fazia parte da festa.
(...)
As descrições detalhadas que recolhemos directamente dos actores de outrora centram-se na rivalidade entre aldeias (722). Antigas discórdias por vezes não resolvidas: «Discutiremos isso na romaria», velhos ressentimentos herdados de outra geração e que determinam uma agressividade latente, solidariedade entre os jovens «que começaram», ou então, muito simplesmente, recusa de aceitar uma humilhação ou uma injúria imediata... todos estes motivos podem conjugar-se – e ligar-se em torno de uma fatalidade própria da romaria – num fundo de hostilidade e de alianças tradicionais de que já não se sabe a origem. (...) Uma oração de joelhos, depois, agitando ameaçadoramente os cajados, um grito: «Viva Tinalhas!» (...) E era então que frequentemente estalava a briga. Entre homens. A pau e pedra. (...) Extremavam-se os campos, sempre os mesmos: Salgueiros e Póvoa de um lado, Juncal, Freixial e Tinalhas do outro (724).
(...)
Os antigos combatentes estão de acordo acerca dos factores desta evolução que puseram termo às guerras de aldeias: a escola, a Guarda Nacional [Republicana], os sermões do pároco «quando ele é bom...». “ in Pierre Sanchis – Arraial: Festa de um Povo – as romarias portuguesas. Lisboa, Publicações D. Quixote, 1992, 2ªed, p. 175-177

Ou ainda:
Ernesto Veiga de Oliveira - Festividades Cíclicas em Portugal. Lisboa, Publicações D. Quixote, 1984, pp.323-324 (Citado em O jogo-do-pau como representação de estatuto e hierarquia nas sociedades tradicionais): “E era o «varrer» da feira ou do terreiro, refregas épicas, verdadeiras lutas campais, de paus que cruzavam no ar, no furor das pancadas, num jogo largo de feira ou «varrimento» (...), entre nuvens de pó, no meio da gritaria das mulheres que fugiam em todas as direcções”.

O assunto também foi tratado por autores de ficção que retratavam nos seus romances a sociedade daquele tempo. Transcrevem-se de seguida alguns excertos de Terras do Demo [ Aquilino RIBEIRO - Terras do Demo. Lisboa, Círculo de Leitores, 1983] :

“(...) -Eh, rapaziada da Seitosa - disse ele -, então que febre vos fazem as vacas?
-Ainda aí apareces, filho de sete curtas!? - increpou o Zé Narciso. - Vais pagar o descaramento...
E à mão tente despediu-lhe o lodo à nuca. O Brás aparou a pancada no ombro e respondeu-lhe com uma chuçada valente do sombreiro à arca do peito.
O outro pulou e, trás, trás, só deixou de bater pela cabeça, pelos braços, pelo corpo todo, quando o viu estrumado por terra, a roncar.
O Espadagão vinha com uma enxada para lhe britar a cabeça, mas o Cláudio vendeiro deitou-lhe o gadanho e o golpe foi quebrar-se nas costelas:
- Conho, em homem no chão não se dá! (...) [pág. 134]

Passavam maltas, de varapau a estreloiçar contra varapau, varrendo nas arrecuas do batuque o terreiro coalhado de gentiaga: Viva Lamosa! (...) [pág. 136]

Entre eles nem ficava chão para cair um alfinete. E por entre estes e as vareiras, as maltas e ranchos cavalavam. Lá rompia Granjal de lodo no ar, tau-tau, viva a rusga! (...)
Aí disparava um cavaleiro, todo farófia, chapéu de aba larga, pau de choupa entalado debaixo da perna:
- Olá, gentes, abram passagem!
Bem arreada besta, crinas rentes, franjas na retranca, rifadora por de mais. O ar dele era rebentio, com a pinta de rico, e o poviléu apartava-se à banda. Mas lá desembocava outra malta:
- Viva Tabosa!
- Viva!
- Viva até que morra!
E arremetia por ali dentro, aos safanões, ó cetrás, em borborinhos de poeira, num zafarrancho de mil demónios. (...) [pág. 241]

- Foge! Foge! - exclamou a Zabana para Glorinhas diante dum roldão de caceteiros em enovelada correria.
Eram as maltas do Granjal e da Vila da Ponte que se acometiam, naquela sua inveterada rixa de povos fronteiriços e forçudos. Emborcando tarimbas do negócio e trilhando os dorminhões, acossado pelo estreloiçar dos paus, o poviléu varreu às bandas.
Glorinhas e a Zabana meteram para a porta do santuário, em que uma onda medrosa se atropelava. A espaldas delas, retiniam pragas, gemidos e gritos de aqui-d’el-rei. Mas acudia a tropa e os desordeiros tresmalhavam a pés de cavalo. Curioso, o povo refluía sobre o lugar da refrega, que durara o tempo dum credo. Escabujava no chão homem ferido, se não morto, e vozes de mulher gemiam, testemunhando a justiça do céu e da terra. (...) [pág. 257]

Se nas primeiras décadas do séc. XX houvesse malucos azuis e um blog “Portugal-Online” ser-nos-ia naturalmente aí explicado que a cacetada da velha que havia nas aldeias portuguesas existia precisamente por causa de uma conspiração organizada pelos espanhóis, pelo Presidente Bernardino Machado, pelos monárquicos e pela Nossa Senhora de Fátima.

Defensores do bairro

Disseram-me (não sei se é verdade, porque não fui verificar pessoalmente) que no Bairro de Bemôri os velhos continuam a jogar às cartas com os vizinhos como antigamente sem se preocuparem com a origem geográfica de cada um, e que os jovens da área sempre estiveram unidos para defender o bairro no tempo em que ainda havia o caos nas ruas. Talvez seja por isso que o lugar tem a reputação de ser um dos mais calmos de Díli. Muitos dos bairros mais problemáticos são precisamente aqueles de onde parte da população foi escorraçada por ter nascido noutra metade do país. Muitos dos jovens apanhados em zaragatas pelas forças internacionais desculpam-se dizendo que estavam só a defender o bairro. Eu sou céptico em relação aos jovens que se juntam dizendo que estão a defender-se de ataques exteriores se no bairro a que eles pertencem as casas tiverem as paredes cheias de grafítis racistas e xenófobos. Porque esses comentários são escritos precisamente pelos jovens do bairro. Há inclusivamente uma pressão intensa sobre os jovens sossegados que não se querem meter em conflitos para virem também para a rua andar à porrada, em vez de chamarem a polícia e ficarem quietos em casa – os rufias e arruaceiros de cada bairro são nessas situações promovidos de repente à categoria de heróis vigilantes. Os polícias e militares internacionais têm endurecido o tom de voz nos apelos à população, explicando que qualquer pessoa apanhada num cenário de conflito na posse de flechas de Amboíno (rama-Ambon), lanças e, claro, armas de fogo, será imediatamente presa – como explicava em tétum na RTTL o simpático militar australiano porta-voz da tropa do país dele, com certeza ninguém pensa ir caçar nas ruas da capital. É que se a catana é aqui uma ferramenta multi-usos que existe em todas as casas as flechas de Amboino são armas perversas de destruição que não têm outra utilidade que não seja fazer mal às pessoas.

Até há cerca de uma semana quase todos os dias havia pedrada entre dois grupos de jovens, na estrada para Comoro, um de cada lado da via, na zona perto do mercado. Quando os rapazes estavam mais entusiasmados tínhamos que esperar um bocado ali parados ou ir por um caminho alternativo, quando eles estavam mais bem dispostos e as pedradas eram só para para não perder a prática, eles paravam de atirar pedras uns aos outros e faziam-nos sinal para passarmos. Há um ou dois meses, em dois seguidos, tive oportunidade de assistir de um edifício alto a confrontos na zona de Caicôli, envolvendo muitas dezenas de jovens – assim que alguém começava a bater num ferro a dar o alarme via-se os miúdos (e miúdas!) a correr das casas e quintais para a estrada apanhando pedras, paus, canos de ferro, etc, e depois avançavam e recuavam enfrentando o outro grupo, no meio de gritos e risadas. Alguns e algumas não teriam mais de doze anos. Um que levou uma pedrada numa perna foi gozado pelos colegas que estavam ao lado dele. Fez-me lembrar das “guerras de torrões de areia” que fazia às vezes com os meus amigos quando era criança. Nem sempre os confrontos são assim, alguns são bastante mais graves.

Em Timor-Leste há uma cultura de impunidade, está espalhada na sociedade a ideia de que os que cometem crimes não terão de responder por eles num tribunal. Isso é desde logo uma herança do tempo da ocupação indonésia, e também da facilidade com que os organizadores da violência de 1999 escaparam à justiça devido à necessidade de o novo Estado manter boas relações com a Indonésia. A Igreja Católica foi inexcedível no apoio aos deslocados da crise desde o primeiro momento e está a ter actualmente um papel extremamente positivo nos esforços de pacificação das comunidades, mas na altura da manifestação da Igreja contra o Governo em 2005 – quando muitos manifestantes se fartaram de usar slogans e cartazes com mensagens racistas e de intolerância religiosa – perdeu uma boa oportunidade de lançar uma campanha de educação para a tolerância a nível nacional. Quando numa noite nessa altura dois portugueses e um polícia foram sequestrados na residência do Bispo de Díli e espancados, o Padre Maubere apareceu na televisão a dizer que era normal que os jovens tivessem tido tal atitude porque estavam nervosos por as suas reivindicações não serem ouvidas. Que eu saiba não houve ninguém julgado e condenado por rapto e tortura na sequência desse caso. Em 4 de Dezembro de 2002 houve confrontos graves e muita destruição na cidade de Díli, os culpados também nunca foram julgados e condenados. Há quem faça apelos à violência nos jornais sem qualquer consequência.

Apesar de tudo a situação tem vindo a melhorar francamente, já há esquadras permanentes da polícia da ONU em alguns lugares de Díli, os polícias já andam por aí a fazer patrulhas a pé e acompanhados de agentes da PNTL... Há diariamente na RTTL um espaço de antena para a UNPOL e os militares australianos onde se comenta a lista de casos de polícia do dia (que têm vindo a diminuir), para que a população seja informada com objectividade sobre as ocorrências relativas a problemas de segurança, em vez de ouvir os boatos que por cá correm (e o tom alarmista de certos blogues que dizem que “Eles andem aí!!”). Continua no entanto a existir um clima de medo e de suspeição mútua no seio das comunidades. Algumas acções de criminosos xenófobos durante o último mês, como entrar numa microlete com uma faca à procura de gente de leste, ou esperar no caminho de ida para uma escola e mandar as crianças nascidas no oriente voltarem para casa, reforçaram esses receios. Em Díli não é preciso fazer uma coisa dessas muitas vezes, basta um único incidente para que no dia seguinte toda a gente fale disso e vá “acrescentando um ponto”. Também já há menos deslocados nos campos, mas muitos dos que aí estão continuam com medo não do “lobo mau” mas dos próprios vizinhos.

Nas ruelas interiores dos bairros continua a haver grupos de moços que se sentam em convívio à noite, às vezes com um jerrican de vinho de palma ou aguardente para animar os espíritos. Já antes se fazia, e tocava-se viola e cantavam-se umas cantigas; agora contam-se histórias de valentia - real ou de fanfarronice - contra “os outros”, a UNPOL em geral, a GNR... Não acredito que os australianos estejam cá só pelos lindos olhos dos timorenses, naturalmente têm a sua própria agenda. Mas o que não ajuda nada para a resolução da situação é fomentar os receios do povo com histórias sobre “bichos-papões”, como faz o “Timor-Online”, em vez de apelar a que as comunidades deixem de seguir as maçãs podres que existem no seu seio, e a que tomem a paz nas suas próprias mãos. É preciso dizer que o António, ou Manuel, ou Zé, que andem com uma catana a ameaçar pessoas são criminosos, no lugar de dizer que são sempre outros os maus.

17 comentários:

Malai Mean disse...

Vamos lembrar o passado para compreendermos o presente


No livro de José Ramos Horta “Amanhã em Díli”, nas páginas 257 e 278, o actual Primeiro Ministro conta:
“Em 1978, fui acusado de «capitulacionismo» por rejeitar o slogan de «negociações, nunca!», então muito em voga entre os elementos radicais da FRETILIN, aliás a «verdadeira linha patriótica» ou a «linha correcta»; de «traição», por advogar (como o fiz em 1974-1975) a reconciliação com a UDT; de «colaboração com a CIA», por procurar apoio dos EUA, etc. A perseguição que me foi movida chegava a tentativas de assassinato. O Rogério Lobato chegou mesmo a contactar a IRA e a ETA militar para me crivar de balas em Lisboa ou em Paris. No entanto, as ditas organizações recusavam levar a cabo tal acção ignóbil. Outros elementos perseguidos eram o Alkatiri e o Roque Rodrigues, estes apenas porque não davam cobertura às prepotências do Rogério Lobato e porque, de uma maneira geral, concordavam com a minha actuação e me apoiavam.
Assim, em Outubro de 1978, com as acusações de traição e capitulacionismo pesando sobre mim, fui retirado bruscamente da ONU – e abusivamente detido durante vários meses em Maputo, tendo aí sofrido humilhações e ameaças de morte às mãos do Rogério Lobato, então «ministro de defesa» da FRETILIN.
Necessário será esclarecer que tudo isso se passava sem o conhecimento das autoridades moçambicanas. Aliás, se não fosse a sua intervenção posterior, a FRETILIN ter-se-ia desintegrado completamente. Eu teria abandonado a organização se não fosse a intervenção das autoridades moçambicanas que, com sobriedade e maturidade – e revelando uma extraordinária dedicação e compreensão da luta do povo maubere – souberam fazer compreender a todos a imperiosa necessidade de nos mantermos unidos, mesmo que fosse só em aparência. Se não fosse essa atitude tão nobre dos moçambicanos, eu teria dado à sola, refugiando-me na embaixada britânica ou americana, as quais estavam de sobreaviso quanto a um eventual pedido meu de asilo político. Eu estava apreensivo quanto à atitude dos dirigentes da FRELIMO. Eu era (e sou) declaradamente social democrata. Logo, pensava, a FRELIMO tomaria o partido dos ditos radicais, dos verdadeiros revolucionários, o Abílio Araújo, mentor ideológico do Rogério Lobato. Já me via a trabalhar, a sol e chuva, num «campo de reeducação».
A minha ausência de Nova Iorque causou estranheza e preocupação entre os inúmeros conhecidos e amigos os quais alertaram o MNE moçambicano. Foi a intervenção da FRELIMO que me absolveu da «traição» e me salvou a vida pois o cabecilha do grupo, Rogério Lobato, havia decidido que eu devia ser liquidado. O Leonel Andrade, destacado elemento da Resistência, também social democrata, foi agradido à catanada na cara que quase o mandou desta para melhor.
Nesse ano, com a minha brusca saída da ONU, sofremos a maior derrota de sempre. Nesse ano, 1978, perdemos 10 votos em relação ao ano anterior. No ano seguinte, regressei à ONU com o incansável Roque, e mergulhámos numa luta deseperada para travar a erosão do apoio à nossa luta. (...)
Faço referência às querelas antigas não para as ressuscitar, mas apenas para ser verdadeiro com a própria história. Foram acontecimentos tristes da história da Resistência. E não guardo rancor em relação àqueles que movidos por uma ideologia absurda ou pobreza intelectual para discernir entre senso comum e estupidez causaram tanto mal à nossa luta – e me fizeram passar alguns dos momentos mais humilhantes da minha vida.”

Comentário: O Rogério Lobato continua igualzinho e por isso é que Timor está metido nesta embrulhada toda, o Abílio Araújo continua a trabalhar na sombra mas agora deixou de ser revolucionário e é pago directamente pelo Badan Intelijen Strategis, o Alkatiri continua a ser inteligente e por isso é que se demitiu para não agravar a situação, o Roque Rodrigues continua um trabalhador incansável, a Ana Pessoa é testemunha de tudo isto, e o Zé Horta salvou o país da guerra nestes últimos meses.

Margarina disse...

We go to remember the past to understand the present

In the book of Jose Horta Branches "Tomorrow in Díli", pages 257 and 278, current Prime minister counts: "In 1978, I was accused with" capitulacionismo "for rejecting the slogan of" negotiations, never ", then very en vogue it enters the radical elements of the FRETILIN, by the way the "true patriotic line" or the "line correcta"; of "treason", for advocating (as I made it in 1974-1975) the reconciliation with the UDT; of "contribution with the CIA", for looking support of U.S.A., etc. The persecution that was moved me arrived the murder attempts. The Rogério Lobato exactly arrived to contactar the ANGER and the military ETA to riddle me of bullets in Lisbon or Paris. However, the said organizations refused to take the handle such ignóbil share. Other pursued elements were the Alkatiri and the Roque Rodrigues, these only because they did not give covering to the prepowers of the Rogério Lobato and because, in a general way, agreed to my actuação and they supported me. Thus, in October of 1978, with accusations of treason and capitulacionismo weighing on me, I was removed brusquely of the ONU - and abusively withheld during some months in Maputo, having there suffered to humilhações and threats from death to the hands of the Rogério Lobato, then "minister of defense" of the FRETILIN. Necessary it will be to clarify that everything this if passed without the knowledge of the moçambicanas authorities. By the way, if it was not its posterior intervention, the FRETILIN would have been disintegrated completely. I would have abandoned the organization if it was not the intervention of the moçambicanas authorities that, with sobriety and maturity - and disclosing to an extraordinary devotion and understanding of the fight of the people maubere - they had known to make to understand to all the imperious necessity of in keeping joined them, exactly that he was alone in appearance. If it was not this so noble attitude of the moçambicanos, I I would have given to the sole, taking refuge me in British or American the embassy, which were of warned how much to an eventual order mine of asylum politician. I was apreensivo how much to the attitude of the controllers of the FRELIMO. I age (and I am) declared social democrat. Soon, it thought, the FRELIMO would take the party of the radical said ones, of the true revolutionaries, the Abílio Araújo, ideological mentor of the Rogério Lobato. Already it saw me to work, the sun and rain, in a "field of re-education". My absence of New Iorque caused queerness and concern between the innumerable ones known and friends which had alerted the moçambicano MNE. It was the intervention of the FRELIMO that acquitted me of the "treason" and cabecilha of the group saved me the life therefore, Rogério Lobato, had determined that I had to be eliminated. The Leonel Andrade, detached element of the Resistance, also social democrat, was agradido to the catanada one in the face that almost ordered it of this for better. In this year, with my brusque exit of the ONU, we suffer the biggest defeat from always. In this year, 1978, we lose 10 votes in relation to the previous year. In the following year, I returned to the ONU with the untiring Roque, and we dived in a deseperada fight to stop the erosion of the support to our fight (...) I make reference to reference the old complaints does not stop making over again them, but to only be true with proper history. They had been sad events of the history of the Resistance. E I do not keep rancor in relation to that moved by an absurd ideology or intellectual poverty to discern between common sense and dullness they had caused in such a way badly to our fight - and they had made me to pass some of the moments humilhantes of my life."

Commentary:
The Rogério Lobato continues igualzinho and therefore it is that Timor is put in this wrapped up all, the Abílio Araújo continues to work in the shade but now it left of being revolutionary and he is paid directamente for the Badan Intelijen Strategis, the Alkatiri continues to be intelligent and therefore it is that it was quit not to aggravate the situation, the Roque Rodrigues continues an untiring worker, Ana Person is witness of everything this, and the Zé Horta saved the country of the war in these last months.

Margarina disse...

我們去記住過去瞭解禮物 在Jose 書Horta 分支"明天在D3ili", 頁257 和278, 當前的總理計數裡: ", 1978 年我被指責了與" capitulacionismo "為rejecting 它輸入FRETILIN 的根本元素" 交涉的口號, 從未", 然後非常en 時髦," 順便說一句配齊愛國線"或" 線correcta "; "謀反", 1974-1975 為了主張(如同我做了它) 和解與UDT; "貢獻以CIA", 為看美國, 等支持。被移動我的迫害到達了謀殺嘗試。Rog3erio Lobato 確切地到達對contactar 憤怒和軍事ETA 非難我子彈在里斯本或巴黎。但是, 前述組織拒絕採取把柄這樣的ign3obil 份額。其它被追求的元素是Alkatiri 和Roque Rodrigues, 這些只因為他們沒有給覆蓋物Rog3erio Lobato 的prepowers 並且因為, 用一個一般方式, 讚成我的actua1c6ao 並且他們支持了我。因而, 在10月1978 年, 以謀反和capitulacionismo 的指責稱在我, 我粗魯地被去除了ONU - 和虐待被扣壓了在不少月期間在馬布多, 那裡遭受對humilha1c6oes 和威脅死亡對Rog3erio Lobato 的手, 然後"防禦的部長" FRETILIN 。必要它將是澄清一切這如果通過沒有mo1cambicanas 當局的知識。順便說一句, 如果這不是它的後部干預, FRETILIN 完全地會被瓦解。我會摒棄組織如果這不是mo1cambicanas 當局的干預, 以清醒和成熟- 和透露對一非凡獻身和瞭解人maubere 的戰鬥- 他們知道做瞭解對所有專橫必要在保持加入了他們, 確切地那他是單獨在出現上。如果這不是mo1cambicanos 的這那麼高尚的態度, 我我會給單一, 採取避難所我在英國或美國人使館, 是警告了多少對收容所政客一個最後的命令礦。我是apreensivo 多少對FRELIMO 的控制器的態度。我變老(和我是) 宣稱的社會民主人士。很快, 它想法, FRELIMO 會採取基礎的黨說部分, 真實的革命家, Ab3ilio Ara3ujo, Rog3erio Lobato 的思想輔導者。它已經看見我運作, 太陽和雨, 在"re-education 領域" 。我的缺乏新Iorque 導致古怪和關心在無數部分已知和朋友之間警告了mo1cambicano MNE 。這是赦免我"謀反" 並且cabecilha 小組保存我生活因此FRELIMO, Rog3erio Lobato 的干預, 確定, 我必須被消滅。Leonel Andrade, 抵抗的分隔的元素, 還社會民主人士, 是agradido 對catanada 一個在幾乎指令它這為更好的面孔。在今年, 以ONU 的我粗魯的出口, 我們遭受最大的失敗總。在今年, 1978 年, 我們失去10 選票關於去年。在以下該年, 我回到了ONU 與不疲倦的Roque, 並且我們潛水在deseperada 戰鬥停止支持的侵蝕對我們的戰鬥(...) 我做參考參考老怨言不停止再做他們, 但只是真實的以適當的歷史。他們是抵抗的歷史的哀傷的事件。E I 不保留仇恨關於那由荒謬思想體系或智力貧窮移動辯明在他們非常導致了在這樣方式對我們的戰鬥- 的常識和鈍澀之間並且他們使我通過一些我的生活片刻humilhantes 。" 評論: Rog3erio Lobato 繼續igualzinho 並且因此是Timor 被投入在這中包裹了所有, Ab3ilio Ara3ujo 繼續運作在陰涼地下但現在這左是革命的和他是有償的directamente 為Badan Intelijen Strategis, Alkatiri 繼續是聰明的並且因此是它被放棄不加重情況, Roque Rodrigues 繼續一名不疲倦的工作者, Ana 人是一切的證人這, 並且Z3e Horta 保存了戰爭的國家在這些前個月。

Margarina disse...

Πηγαίνουμε να θυμηθούμε το παρελθόν για να καταλάβουμε το παρόν Στο βιβλίο του Jose Horta Branches "αύριο σε Dνli", τις σελίδες 257 και 278, ο τρέχων πρωθυπουργός μετρά: "Το 1978, κατηγορήθηκα με" το capitulacionismo "για την απόρριψη του συνθήματοσ" των διαπραγματεύσεων, ποτέ ", κατόπιν πολύ EN μόδα που εισάγει τα ριζικά στοιχεία του FRETILIN, από τον τρόπο η" αληθινή πατριωτική γραμμή "ή το" correcta γραμμών " από "την προδοσία", για να υποστηρίξει (δεδομένου ότι την έκανα το 1974-1975) τη συμφιλίωση με το UDT από "τη συμβολή με την CIA", για να φανεί υποστήριξη των ΗΠΑ, κ.λπ.... Η δίωξη που με κινήθηκε έφθασε οι προσπάθειες δολοφονίας. Το Rogιrio Lobato έφθασε ακριβώς σε contactar ο ΘΥΜΟΣ και το στρατιωτικό ETA για να με διατρυπήσει των σφαιρών στη Λισσαβώνα ή το Παρίσι. Εντούτοις, οι εν λόγω οργανώσεις αρνήθηκαν να πάρουν τη λαβή τέτοιο μερίδιο ignσbil. Αλλα ακολουθημένα στοιχεία ήταν το Alkatiri και το Roque Rodrigues, αυτοί μόνο επειδή δεν έδωσαν την κάλυψη στα prepowers του Rogιrio Lobato και επειδή, με έναν γενικό τρόπο, που συμφωνήθηκε με actuaηγo μου και με υποστήριξαν. Κατά συνέπεια, τον Οκτώβριο του 1978, με τις κατηγορίες της προδοσίας και του ζυγίσματος capitulacionismo σε με, απομακρύθηκα απότομα του ONU - και καταχρηστικά παρακρατημένος κατά τη διάρκεια μερικών μηνών στο Μαπούτο, να έχε έπασχε εκεί σε humilhaηυes και τις απειλές από το θάνατο στα χέρια του Rogιrio Lobato, έπειτα "υπουργός της άμυνασ" του FRETILIN. Απαραίτητο επρόκειτο να διευκρινίσει ότι όλα αυτό εάν περνιέται χωρίς τη γνώση των αρχών moηambicanas. Επ'ευκαιρία εάν δεν ήταν η μεταγενέστερη επέμβασή του, το FRETILIN θα είχε αποσυντεθεί εντελώς. Θα είχα εγκαταλείψει την οργάνωση εάν δεν ήταν η επέμβαση των αρχών moηambicanas ότι, με την ηρεμία και την ωριμότητα - και την αποκάλυψη σε μια εξαιρετική αφοσίωση και την κατανόηση της πάλης των ανθρώπων maubere - ήξεραν για να κάνουν για να καταλάβουν σε όλη την τυραννική ανάγκη στην κράτηση ενωμένων τους, ακριβώς ότι ήταν μόνος στην εμφάνιση. Εάν δεν ήταν αυτή η τόσο ευγενής τοποθέτηση των moηambicanos, ι ι given στο μόνο, taking καταφύγιο εγώ σε Βρετανούς ή αμερικανικά πρεσβεία, που ήταν προειδοποίησε πόσος ενδεχόμενος διαταγή ορυχείο άσυλο πολιτικός. Ήμουν apreensivo πόσο στην τοποθέτηση των ελεγκτών του FRELIMO. Γερνώ (και είμαι) το δηλωμένο κοινωνικό δημοκράτη. Σύντομα, σκέψη, το FRELIMO θα έπαιρνε το συμβαλλόμενο μέρος του ριζικού εν λόγω αυτού, των αληθινών revolutionaries, το Abνlio Araϊjo, ιδεολογικός σύμβουλος του Rogιrio Lobato. Ήδη εβλέίδε με για να λειτουργήσει, τον ήλιο και τη βροχή, σε έναν "τομέα της επανεκπαίδευσησ". Η απουσία νέου Iorque μου προκάλεσε το queerness και την ανησυχία μεταξύ των αναρίθμητων γνωστοί και των φίλων που είχαν προειδοποιήσει το moηambicano MNE. Ήταν η επέμβαση του FRELIMO που με εξόφλησε της "προδοσίασ" και το cabecilha της ομάδας μου έσωσε τη ζωή επομένως, Rogιrio Lobato, είχε καθορίσει ότι έπρεπε να αποβληθώ. Το Leonel Andrade, αποσυνδεμένο στοιχείο της αντίστασης, επίσης κοινωνικός δημοκράτης, ήταν agradido στο catanada ένα στο πρόσωπο που το διέταξε σχεδόν αυτού για καλύτερα. Σε αυτό το έτος, με την απότομη έξοδό μου του ONU, πάσχουμε τη μεγαλύτερη ήττα από πάντα. Σε αυτό το έτος, 1978, χάνουμε 10 ψήφους σε σχέση με το προηγούμενο έτος. Στο επόμενο έτος, επέστρεψα στο ONU με το ακούραστο Roque, και βουτήξαμε σε μια πάλη deseperada για να σταματήσουμε τη διάβρωση της υποστήριξης στην πάλη μας (...) εγώ κάνουμε την αναφορά για να παραπέμψουμε τις παλαιές καταγγελίες δεν σταματάμε πέρα από πάλι τους, αλλά είμαστε μόνο αληθινοί με την κατάλληλη ιστορία. Ήταν λυπημένα γεγονότα της ιστορίας της αντίστασης. Ε δεν κρατώ rancor σε σχέση με αυτό που κινείται από μια παράλογη ιδεολογία ή μια διανοητική ένδεια που διακρίνει μεταξύ της κοινής αίσθησης και της νωθρότητας που είχαν προκαλέσει με τέτοιο τρόπο άσχημα στην πάλη μας - και με είχαν κάνει για να περάσουν μερικών από τις στιγμές humilhantes της ζωής μου." Σχόλια: Το Rogιrio Lobato συνεχίζει το igualzinho και επομένως είναι ότι το Τιμόρ τίθεται σε αυτό που τυλίγεται επάνω όλους, το Abνlio Araϊjo συνεχίζει να λειτουργεί στη σκιά αλλά τώρα έφυγε της ύπαρξης επαναστατικό και πληρώνεται directamente για το Badan Intelijen Strategis, το Alkatiri συνεχίζει να είναι ευφυές και επομένως είναι ότι εγκαταλείφθηκε για να μην επιδεινώσει την κατάσταση, το Roque Rodrigues συνεχίζει έναν ακούραστο εργαζόμενο, ana το πρόσωπο είναι μάρτυρας όλων αυτό, και το Zι Horta έσωσε τη χώρα του πολέμου σε αυτούς τους τελευταίους μήνες.

Margarina disse...

現在を理解するために私達は過去を覚えることを行く Jose の本ではHorta はD3ili "、257 及び278 の現在の総理大臣の計算ページで" 明日分岐する: "1978 年に、私は交渉のスローガンを、決して" 拒絶する"為の" capitulacionismo "と、そして非常に" FRETILIN の過激分子を書き入れるen のvogue 訴えられなかった、ところで愛国心が強いライン"か" ラインcorrecta を"調整しなさい; "反逆の" 、なぜなら(私が1974-1975 年にそれを) 作ったようにUDT の和解を支持する; "米国、等のサポートを見る為のCIA の貢献の" 。私殺害の試み動いた迫害は着いた。リスボンまたはパリの弾丸の私を吟味するためにRog3erio Lobato はcontactar に丁度怒りおよび軍のETA 着いた。但し、前述の組織はハンドルにそのようなign3obil の分け前を取ることを断った。他の追求された要素は、そして、私のactua1c6ao に一致する概要の方法で与えなかったのでただ私をRog3erio Lobato のprepowers にカバーを支えたのでAlkatiri およびRoque Rodrigues 、これらであり。従って、私で重量を量る反逆及びcapitulacionismo の告発との1978 年の10 月に、私はONU の- brusquely 取除かれ、そこに死にRog3erio Lobato の手へのhumilha1c6oes 及び脅威に苦しむMaputo のある月の間に乱暴に、そして"FRETILIN の防衛の大臣" 差し控えられた。必要それはmo1cambicanas の権限の知識なしで渡られたらことすべてこれ明白になることである。それが後部の介在でなかったらところで、FRETILIN は完全に崩壊しよう。私は、sobriety 及び成熟と- 及び人々のmaubere の戦いの異常な献身そして理解に表われる- 理解するために作るために結合したそれらをことを保存ののすべてのimperious 必要に知っていたことそれがmo1cambicanas の権限の介在、丁度彼によってが出現でだけだったそれでなかったら構成を断念し。それがmo1cambicanos のこのそう気高い態度でなかったら、私が唯一をに与えよう私、非難にイギリスの私を取るまたはアメリカ人は保護所の政治家の終局順序鉱山にだった大使館、どの位警告した。私はFRELIMO かのコントローラーの態度へのどの位apreensivo だった。私は(ある) 宣言された社会的な民主主義者を老化させ。すぐに、それ本当の革命家、Ab3ilio Ara3ujo のRog3erio Lobato のイデオロギーの顧問の思考、FRELIMO は基の党を言った物を取る。既にそれは、"re-education の分野" の太陽および雨を働くために、私見た。知られているmo1cambicano MNE に警告した友人及び無数の物間のqueerness そして心配を引き起こされる新しいIorque の私の不在。それは私が除去されなければならなかったことを"反逆" の私を放免したグループ生命従ってのcabecilha が私を救ったFRELIMO 、Rog3erio Lobato の介在、定めたであり。Leonel Andrade の社会的な民主主義者抵抗の孤立した要素は、またよりよいのためにほとんどこれのそれを発注した表面のcatanada 1 へ、agradido だった。今年では、ONU の私のbrusque 出口と、私達によっては常にに最も大きい敗北が苦しむ。今年では、1978 年、私達は前年に関連して10 回の投票を失う。次の年では、私はたゆまななRoque のONU に戻り、サポートの腐食を私達の戦いに(...) 古い不平を参照するために私が参照を余分にそれらを再度することを止めないする停止するために適切な歴史と本当であるためにただ私達はdeseperada の戦いで潜った。それらはずっと抵抗の歴史の悲しいでき事である。E I はそれらが私達の戦いにそのような方法で悪く引き起こした鈍さと常識の間で検知するために不合理なイデオロギーか知的な窮乏によって動くそれに関連してrancor を保たないし、- 私の生命の時のhumilhantes の一部を渡すために作った私を。" 論評: Rog3erio Lobato はigualzinho を続け、従ってそれはすべての上でこれにことTimor 置かれる包んだである、Ab3ilio Ara3ujo は陰で働き続けるが、今革命的であること及び彼の残それはBadan Intelijen Strategis のための支払済のdirectamente である、Alkatiri は理性的であり続け、従ってそれはRoque Rodrigues 続けるたゆまなな労働者を状態を加重しないことをやめたことである、アナ人はこれすべての証人であり、Z3e Horta はこれらの最後の月の戦争の国を救った。

Margarina disse...

현재를 이해하기 위하여 우리는 과거를 생각하기 위하여 간다 jose의 책 안에horta은d3ili", 페이지257과278, 현재 pr임어 국무총리 조사 안에" 내일 분기하: "1978년에, 나는 교섭의 구호를, 결코" 거절하기 "을 위해"capitulacionismo"에, 그때 아주"FRETILIN의 과격분자에 들어가는en유행 고소되었다, 그런데 애국적인 선 "또는" 선correcta을 "조정하십시요; "반역의", 왜냐하면 (나가1974-1975년에 그것을) 만들었다 대로UDT에 화해를 옹호한; "미국,etc.의 지원을 보기를 위해CIA에 기여금의". 나이라고 이동한 박해는 살인 시도 도착했다. 리스본 파리안에 탄알의 나를 수수께끼를 내기 위하여Rog3erioLobato은contactar에 엄정하게 노기 및 군ETA도착했다. 그런데, 말하는 조직은 손잡이에게 그런ign3obil몫을 가지고 가라고 사절했다. , 그리고, 나의actua1c6ao에 합의되기 일반적인 방법안에 주지 않았기 때문에 및 나를 단Rog3erioLobato의prepowers에게 덮음을 지원했기 때문에 다른 추구한 성분은Alkatiri및RoqueRodrigues, 이들 이었다. 따라서, 나에 무게를 달는 반역과capitulacionismo의 비난에1978년의 10월안에, 나는ONU의 무뚝뚝하게 - 제거되고 거기서 죽음에서Rog3erioLobato의 손에humilha1c6oes과 위협에 겪는Maputo안에 몇몇 달동안에 학대하, 그때 "FRETILIN의 방위의 성직자" 보류하다. 필요할 것이 그것은 고 모두 이것mo1cambicanas권위의 지견없이 통과해 만약에 명백하게 하는 이을 것이다. 그것의 뒤 내정간섭이 아니면 그런데,FRETILIN은 완전하게 붕괴되었을텐데. , 절주와 성숙에 -과 사람maubere의 전투의 특별한 헌신 그리고 이해에 적발한 - 이해하기 위하여 만들 위하여 결합했다 그들을 것 을 유지안에의 모든 전제적인 필요성에 있어있었었다 고mo1cambicanas권위의 내정간섭이 아니면, 엄정하게 그가 외관안에 혼자서 이던 저것 나는 조직을 포기해. mo1cambicanos의 이 이렇게 고귀한 태도가 아니면, 나가 유일할 것이 것에게 줬을텐데 나, 피난에게 영국안에 나를 가지고 간 또는 미국 사람은 보호 시설 정치가의 최후 순서 광산에 있은 대사관, 얼마를 경고했다. FRELIMO까의 관제사의 태도에 얼마 나는apreensivo이었다. 선언한 사회적인 민주주의자가 나에 의하여 (나는 이고) 나이 들n다. 빨리, 그것 진실한 혁명가,Ab3ilioAra3ujo의Rog3erioLobato의 이데올로기 지도자의 생각,FRELIMO은 급진파의 당을 말했다 그들을 가지고 갈텐데. 이미 그것은, "r어-어d읒XX이온의 분야"안에 태양 및 비가 일할것을, 나 봤다. 있있는mo1cambicanoMNE을 경계시켰었던 친구와 무수한 그들사이 기묘 그리고 관심사를 일으키는 원인이 되는 새로운Iorque의 나의 휴무. 나가 삭제되어야 한 것을 "반역"의 나를 석방하고 그룹의cabecilha이 나를 생활 그런 까닭에 저장한FRELIMO,Rog3erioLobato의 내정간섭, 결정했었다 이었다. 사회적인 민주주의자LeonelAndrade의 저항의 분리되는 성분은, 또한 더 나았던을 위해 거의 이것의 그것을 주문한 얼굴안에catanada것에,agradido이었다. 올해안에,ONU의 나의 무뚝뚝한 출구에, 우리는 항상으로 가장 큰 패배를 고통받n다. 올해안에,1978년, 우리는 작년에 관하여 10의 투표에 패한다. 뒤에 오는 년안에, 나는 불굴Roque에ONU에 돌려보내고, 지원의 부식을 우리의 전투에 (...) 오래 되는 불평을 참조 사항를 붙이기 위하여 나가 참고를 정상에게 다시 그들을 만들n 멈추지 않는 만들는 멈추고기 위하여, 그러나 단 적당한 역사에 진실하기 위하여 우리는deseperada전투안에 급강하했다. 그들은 저항의 역사의 슬픈 사건 이었었다. Ei은 그들이 우리의 전투의 그같은 방법안에 나쁘게 일으키는 원인이 되었었던 지루함과 상식사이에 식별하기 위하여 황당한 관념론 또는 지적인 빈곤에의해 이동하는 저것에 관하여 원한을 지키지 않는다 - 나의 생활의 순간humilhantes의 어떤을 통과하기 위하여 되고 나를." 논평: Rog3erioLobato은igualzinho을 계속하고 그런 까닭에 모두높은 쪽으로 이것안에 고Timor둔다 감쌌다 이다,Ab3ilioAra3ujo은 그늘안에 일한것을 계속한다 그러나 지금 혁명 이음과 그의 좌로BadanIntelijenStrategis을 위해 급여받는directamente이다,Alkatiri은 지적 이것을 계속하고 그런 까닭에,RoqueRodrigues계속한다 불굴 노동자를 상황을 격화하지 않기 위하여 종료되었다 고 이다,Ana사람은 모두의 증인 이것 이고,Z3eHorta은 이 마지막 달안에 전쟁의 나라를 저장했다.

Margarina disse...

Andiamo ricordarsi del passato per capire il presente Nel libro di Jose Horta si ramificherà domani "in Díli", pagine 257 e 278, conteggi principali correnti del ministro: "in 1978, sono stato accusato con" il capitulacionismo "per il rifiuto dello slogan" delle trattative, mai ", allora molto vogue che dell'en fornisce gli elementi radicali del FRETILIN, a proposito" vero la linea patriotic "o" la linea correcta "; "di treason", dato che sostenendo (come lo ho fatto in 1974-1975) riconciliazione con il UDT; "del contributo con il CIA", per osservare supporto degli S.U.A., ecc. Il persecution che mi è stato spostato è arrivato i tentativi di omicidio. Il Rogério Lobato è arrivato esattamente a contactar la RABBIA ed il ETA militare per riddle delle pallottole a Lisbona o Parigi. Tuttavia, le organizzazioni dette hanno rifiutato di prendere alla maniglia tale parte del ignóbil. Altri elementi perseguiti erano il Alkatiri ed il Roque Rodrigues, questi soltanto perché non hanno dato il covering ai prepowers del Rogério Lobato e perché, in un senso generale, accosentito al mio actuação e lo hanno sostenuto. Quindi, in ottobre di 1978, con le accuse di treason e del capitulacionismo che pesano su me, sono stato rimosso brusquely del ONU - ed abusively sono stato ritenuto durante i determinati mesi in Maputo, là soffrente a humilhações ed alle minacce dalla morte alle mani del Rogério Lobato, quindi "del ministro di difesa" del FRETILIN. Necessario sarà di chiarire che tutto questo se passato senza la conoscenza delle autorità di moçambicanas. A proposito, se non fosse il relativo intervento posteriore, il FRETILIN sarebbe stato disintegrato completamente. Avrebbero abbandonato l'organizzazione se non fosse l'intervento delle autorità di moçambicanas che, con sobriety e la maturità - e rilevando ad una devozione ed a capire straordinarii della lotta del maubere della gente - avevano saputo per fare per capire a tutta la necessità imperious di mantenere le hanno unite, esattamente quello che era solo nell'apparenza. Se non fosse questo atteggiamento così nobile dei moçambicanos, io che avrebbero dato al solo, prendendolo a rifugio in britannico o l'americano l'ambasciata, di cui erano ha avvertito quanto ad una miniera finale di ordine del politico dell'asilo. Ero apreensivo quanto all'atteggiamento dei regolatori del FRELIMO. Invecchio (e sono) la carbossimetilazione sociale dichiarata. Presto, esso pensiero, il FRELIMO prenderebbe il partito del radicale ha detto ones, dei rivoluzionari allineare, il Abílio Araújo, mentor ideologico del Rogério Lobato. Già ha visto me per funzionare, il sole e la pioggia, "in un campo di re-formazione". La mia assenza di nuovo Iorque causata stranezza e preoccupazione fra quei innumerevoli conosciuti e gli amici che avvisino il moçambicano MNE. Era l'intervento del FRELIMO che lo ha saldato "del treason" ed il cabecilha del gruppo lo ha conservato la vita quindi, Rogério Lobato, aveva determinato che dovessi essere eliminato. Il Leonel Andrade, l'elemento detached della resistenza, anche carbossimetilazione sociale, era agradido al catanada uno nella faccia che quasi lo ha ordinato di questa per migliore. Durante questo anno, con la mia uscita brusque del ONU, soffriamo la sconfitta più grande da sempre. Durante questo anno, 1978, perdiamo 10 voti rispetto all'anno precedente. Durante il seguente anno, ho rinviato al ONU con il Roque untiring e ci siamo tuffati in una lotta di deseperada per arrestare l'erosione del supporto alla nostra lotta (...) che faccio il riferimento per riferire i vecchi reclami non smetto di renderlo ad eccedenza ancora, ma soltanto per essere allineare con storia adeguata. Erano stati eventi tristi della storia della resistenza. La E I non mantiene il rancore rispetto a quello spostato da un'ideologia irragionevole o da una povertà intellettuale per discernere fra il buonsenso e l'ottusità che avevano causato male in tale maniera alla nostra lotta - e lo avevano incitato per passare alcuni dei humilhantes di momenti della mia vita." Commento: Il Rogério Lobato continua il igualzinho e quindi è che Timor è messo in questo ha spostato in su tutti, il Abílio Araújo continua a funzionare nella tonalità ma ora a sinistra di essere rivoluzionario e del lui è directamente paid per il Badan Intelijen Strategis, il Alkatiri continua ad essere intelligente e quindi è che è stato rinunciato per non aggravare la situazione, il Roque Rodrigues continua un operaio untiring, la persona di Ana è testimone di tutto questo e lo Zé Horta ha conservato il paese della guerra in questi ultimi mesi.

Margarina disse...

Мы идем вспомнить прошлый для того чтобы понять настоящий момент В книге Jose Horta разветвит "завтра в D3ili", страницах 257 и 278, в настоящее время отсчеты премьер-министра: "в 1978, я был обвинен с" capitulacionismo "для излучать лозунг" переговоров, никогда ", после этого очень vogue en, котор он входит в радикальные элементы FRETILIN, by the way" true патриотическая линия "или" correcta линии "; "treason", потому что защищающ (по мере того как я сделал его в 1974-1975) примиренность с UDT; "вклада с C I A", для смотреть поддержку США, etc. Затравливание было двинуто мне приехало попытки убийства. Rog3erio Lobato точно приехало к contactar ГНЕВ и воинское ETA для того чтобы сказать загадками мне пуль в lisbon или paris. Однако, сказанные организации отказали принять ручке такую долю ign3obil. Другими последованными элементами было Alkatiri и Roque Rodrigues, этими только потому что они не дали заволакивание к prepowers Rog3erio Lobato и потому что, в вообще дороге, согласованной мое actua1c6ao и они поддержали меня. Таким образом, в октябре 1978, с обличительствами treason и capitulacionismo веся на мне, я извлекался brusquely ONU - и abusively задержался во время некоторых месяцев в Maputo, там терпя к humilha1c6oes и угрозам от смерти к рукам Rog3erio Lobato, после этого "министро обороны" FRETILIN. Обязательно оно будет уточюнить что все это если о без знания авторитетов mo1cambicanas. By the way, если не было своей posterior интервенцией, то FRETILIN было бы дезинтегрировано вполне. Я покинул бы организацию если не было интервенцией авторитетов mo1cambicanas что, с sobriety и зрелостью - и показывающ к внесметным преданности и понимать драки maubere людей - они знали для того чтобы сделать для того чтобы понять к полностью властной необходимости в держать соединили их, точно тем, котор он был одним в возникновении. Если не было этой настолько благородной ориентацией mo1cambicanos, то я, котор я дал бы к единственное, принимающ убежищу меня в великобританском или американец посольство, которого был предупредил к окончательной шахте заказа политикана asylum. Я был apreensivo к ориентации регуляторов FRELIMO. Я старею (и я) объявленный социальный демократ. Скоро, оно мысль, FRELIMO приняло бы партию радикала сказало одни, поистине революционеров, Ab3ilio Ara3ujo, мировоззренческого ментора Rog3erio Lobato. Уже оно увидел меня для работы, солнце и дождь, в "поле ре-obrazovani4". Мое отсутствие нового Iorque причиненное queerness и заботу между несметными знанными одними и друзьями предупредили mo1cambicano MNE. Было интервенцией FRELIMO acquitted я "treason" и cabecilha группы сохранило меня жизнь поэтому, Rog3erio Lobato, обусловило что я должен быть исключен. Leonel Andrade, detached элемент сопротивления, также социальный демократ, было agradido к catanada одному в стороне которая почти приказала ее этого для лучшего. В этом годе, с моим brusque выходом ONU, мы терпим самое большое поражение от всегда. В этом годе, 1978, мы теряем 10 вотумов по отношению к ранее году. В following годе, я возвратил к ONU с untiring Roque, и мы нырнули в драке deseperada для того чтобы остановить размывание поддержки к нашей драке (...), котор я делаю справку для того чтобы снабдить ссылками старые жалобы не останавливаю делать над снова ими, но только быть поистине с правильной историей. Ими были унылые случаи истории сопротивления. Е ii1 не держит rancor по отношению к тому двинутому вздорным мировоззрением или интеллектуальной скудостью для того чтобы discern между здравыйа смысл и притупленностью, котор они причинили таким образом плох к нашей драке - и они сделали меня для того чтобы пройти некоторые из humilhantes моментов моей жизни." Комментарий: Rog3erio Lobato продолжает igualzinho и поэтому оно что Timor положено в это обернуло вверх все, Ab3ilio Ara3ujo продолжается работать в тени но теперь налево быть революционно и его будет paid directamente для Badan Intelijen Strategis, Alkatiri продолжается быть толковейше и поэтому оно что оно был прекращен для того чтобы не усугубить ситуацию, Roque Rodrigues продолжает untiring работника, персона Ana будет заверителем всего это, и Z3e Horta сохранило страну войны в этих последних месяцах.

Margarina disse...

Vamos a recordar el pasado para entender el presente En el libro de Jose Horta ramifica "mañana en Díli", las páginas 257 y 278, cuentas actuales del primer ministro: "en 1978, me acusaron con" capitulacionismo "para rechazar el lema" de negociaciones, nunca ", entonces mismo vogue del en que incorpora los elementos radicales del FRETILIN, a propósito" verdad la línea patriótica "o" la línea correcta "; del "treason", porque abogando (como lo hice en 1974-1975) la reconciliación con el UDT; de la "contribución con la Cia", para mirar la ayuda de los E.E.U.U., del etc. La persecución que me fue movida llegó las tentativas del asesinato. El Rogério Lobato llegó exactamente a contactar la CÓLERA y el ETA militar para acribillarme de balas en Lisboa o París. Sin embargo, las organizaciones dichas rechazaron tomar a la manija tal parte del ignóbil. Otros elementos perseguidos eran el Alkatiri y el Roque Rodrigues, éstos solamente porque no dieron la cubierta a los prepowers del Rogério Lobato y porque, de una manera general, convenida mi actuação y me apoyaron. Así, en octubre de 1978, con acusaciones del treason y del capitulacionismo que pesaban en mí, bruscamente me quitaron del ONU - y abusively fueron retenido durante algunos meses en Maputo, allí sufriendo a humilhações y a las amenazas de muerte a las manos del Rogério Lobato, entonces "ministro de la defensa" del FRETILIN. Necesario será clarificar que todo esto si está pasado sin el conocimiento de las autoridades de los moçambicanas. A propósito, si no fuera su intervención posterior, el FRETILIN habría sido desintegrado totalmente. Habría abandonado la organización si no era la intervención de las autoridades de los moçambicanas que, con sobriedad y madurez - y divulgando a una dedicación y a entender extraordinarios de la lucha del maubere de la gente - ella había sabido para hacer para entender a toda la necesidad imperiosa en de guardar los ensambló, exactamente de que que él estaba solo en aspecto. Si no fuera esta actitud tan noble de los moçambicanos, yo que habría dado al único, tomándome a refugio en británico o el americano la embajada, de la cual estaban advirtió cuánto a una mina eventual de la orden del político del asilo. Era apreensivo cuánto a la actitud de los reguladores del FRELIMO. Envejezco (y soy) a demócrata social declarado. Pronto, él pensamiento, el FRELIMO tomaría el partido del radical dijo unos, de los revolucionarios verdaderos, el Abílio Araújo, mentor ideológico del Rogério Lobato. Vio ya me para trabajar, el sol y la lluvia, en un "campo de la re-educacio'n". Mi ausencia de Iorque nuevo causada rareza y la preocupación entre los innumerables sabidos y los amigos que habían alertado el moçambicano MNE. Era la intervención del FRELIMO que me absolvió del "treason" y el cabecilha del grupo me ahorró la vida por lo tanto, Rogério Lobato, se había determinado que tuve que ser eliminado. El Leonel Andrade, elemento separado de la resistencia, también demócrata social, era agradido al catanada uno en la cara que casi lo pidió de esto para mejor. En este año, con mi salida brusca del ONU, sufrimos la derrota más grande de siempre. En este año, 1978, perdemos 10 votos en lo referente al año anterior. En el año siguiente, volví al ONU con el Roque untiring, y nos zambullimos en una lucha del deseperada para parar la erosión de la ayuda a nuestra lucha (...) que hago referencia para referirse a las viejas quejas no paro el hacer excedente otra vez de ellas, pero solamente para ser verdades con historia apropiada. Habían sido acontecimientos tristes de la historia de la resistencia. E I no guarda rencor en lo referente a ése movido por una ideología absurda o una pobreza intelectual para discernir entre el sentido común y la matidez que habían causado en tal manera gravemente a nuestra lucha - y me habían hecho para pasar algunos de los humilhantes de los momentos de mi vida." Comentario: El Rogério Lobato continúa igualzinho y por lo tanto es que Timor está puesto en esto envolvió para arriba todos, el Abílio Araújo continúa trabajando en la cortina pero ahora a la izquierda ser revolucionario y de él es directamente pagado para el Badan Intelijen Strategis, el Alkatiri continúa siendo inteligente y por lo tanto es que fue parado para no agravar la situación, el Roque Rodrigues continúa a trabajador untiring, la persona de Ana es testigo de todo esto, y el Zé Horta ahorró el país de la guerra en los estos meses pasados

Margarina disse...

Wij gaan het verleden herinneren om het heden te begrijpen In het boek van Jose Horta Branches "morgen in Díli", pagina's 257 en 278, telt de huidige Eerste minister: "In 1978, werd ik beschuldigd met" capitulacionismo "voor het verwerpen van de slogan van" onderhandelingen, nooit ", dan zeer Engelse mode het de radicale elementen van FRETILIN, door de manier de" ware patriotic lijn "of" lijncorrecta "ingaat; van "verraad", voor het bepleiten (aangezien ik tot het in 1974-1975) de verzoening met UDT maakte; van "bijdrage met de CIA", voor het kijken steun van de V.S., enz. De vervolging die me werd bewogen kwam de moordpogingen aan. Rogério Lobato kwam precies aan contactar aan de WOEDE en militaire ETA om me van kogels in Lissabon of Parijs te doorzeven. Nochtans, weigerden de bovengenoemde organisaties om het handvat te nemen dergelijk ignóbilaandeel. Andere nagestreefde elementen waren Alkatiri en Roque Rodrigues, deze slechts omdat zij het behandelen niet aan prepowers van Rogério Lobato gaven en omdat, op een algemene manier, die met mijn actuação wordt goedgekeurd en zij me steunden. Aldus, in Oktober 1978, met beschuldigingen van verraad en capitulacionismo het wegen op me, werd ik verwijderd brusquely van ONU - en abusief ingehouden tijdens sommige maanden in Maputo, leed het hebben daar aan humilhações en bedreigingen aan dood voor de handen van Rogério Lobato, toen "minister van defensie" van FRETILIN. Noodzakelijk zal het moeten verduidelijken dat alles dit indien overgegaan zonder de kennis van de moçambicanasautoriteiten. Door de manier, als het niet zijn latere interventie was, zou FRETILIN volledig gedesintegreerd zijn. Ik zou de organisatie verlaten hebben als het niet de interventie van de moçambicanasautoriteiten was dat, met gematigdheid en rijpheid - en het onthullen aan een buitengewone toewijding en begrip van de strijd van de mensen maubere - zij het hadden geweten maken om aan al imperious noodzaak te begrijpen van in toegetreden het houden van hen, precies dat hij in verschijning alleen was. Als was het niet deze zo edele houding van moçambicanos, I I given aan het enige, taking toevluchtsoord me in Britten of Amerikaans ambassade, wat was van waarschuwde hoeveel aan uiteindelijk orde mijn van asiel politicus. Ik was apreensivo hoeveel aan de houding van de controlemechanismen van FRELIMO. Ik verouder (en ik ben) verklaarde sociale democraat. Spoedig, zou het gedachte, FRELIMO de partij van de radicale bovengenoemde, van ware revolutionaries, Abílio Araújo, ideologische mentor van Rogério Lobato nemen. Reeds zag het me werken, de zon en de regen, op een "gebied van omscholing". Mijn afwezigheid van Nieuwe Iorque veroorzaakte queerness en zorg tussen de ontelbare gekende en vrienden die moçambicano MNE hadden gealarmeerd. Het was de interventie van FRELIMO die me van het "verraad" ontsloeg en cabecilha van de groep me het leven daarom redde, Rogério Lobato, had bepaald dat ik moest worden geëlimineerd. Leonel Andrade, losgemaakt element van de Weerstand, ook sociale democraat, was agradido aan catanada één in het gezicht dat tot het bijna van dit voor beter opdracht gaf. In dit jaar, met mijn bruuske uitgang van ONU, lijden wij altijd aan de grootste nederlaag aan. In dit jaar, 1978, verliezen wij 10 stemmen met betrekking tot het vorige jaar. In het volgende jaar, keerde ik aan ONU met untiring Roque terug, en wij doken in een deseperadastrijd om de erosie van de steun aan onze strijd (...) tegen te houden ik maken verwijzing om de oude klachten van verwijzingen te voorzien ophouden niet makend over opnieuw hen, maar slechts zijn waar met juiste geschiedenis. Zij waren droevige gebeurtenissen van de geschiedenis van de Weerstand geweest. E ik houd geen wrok met betrekking tot dat bewogen door een absurde ideologie of een intellectuele armoede tussen gezond verstand en dofheid te onderscheiden die zij op een dergelijke manier aan onze strijd slecht hadden veroorzaakt - en zij hadden me gemaakt om enkele ogenblikken humilhantes van mijn leven over te gaan." Commentaar: Rogério Lobato zet igualzinho voort en daarom is het dat Timor in dit omhoog verpakt allen wordt gezet, blijft Abílio Araújo in de schaduw werken maar nu ging het van revolutionair het zijn weg en hij wordt directamente betaald voor Badan Intelijen Strategis, blijft Alkatiri intelligent en daarom is het dat het was opgehouden met om de situatie niet te verergeren, zet Roque Rodrigues een untiring arbeider voort, is de Persoon van Ana getuige van alles dit, en Zé Horta redde het land van de oorlog in deze laatste maanden.

Anónimo disse...

Obrigadu senhor tanba explika katak ami PSHT maioria mesak ema diak deit.

João Paulo Esperança disse...

O senhor Malai Mean e a senhora Margarina parecem ser uns brincalhoes. Estas traducoes lembram-me algumas que eu vi em documentos oficiais aqui no tempo da UNTAET, devem ter sido feitas nalgum programa de traducao automatica...

Anónimo disse...

Meu caro, podes ter razao no que dizes mas a uma coisa que nao tens razao, e que nao e so os CPD-RDTL que rejeitam o fim da FALINTIL e criacao da FDTL, o ex-Menistro do Interior e actual Vice-presidente da FRETILIN Rogerio Lobato tambem rejeita, como toda a gente viu na televisao timorense ele a dizer num discurso quando estava a apoiar a candidatura de Xavier do Amaral para ser Presidente da RDTL.
E quando o Presidente Kay Rala Xanana Gusmao pediu que ele fosse demitido por andar a fazer muita asneira ele chamou os Kolimau 2000 para vir com camioes para Dili apoiar-lhe. Os Kolimau 2000 nesse tempo apoiavam o Rogerio Lobato como e que sabemos que nao e ele que os controla ainda agora?

Joao disse...

Convidam-se V. Exªs a visitar
http://timorcartoon.blogspot.com

MRelvas disse...

Um abraço para TIMOR e para o Comandante da Policia que aí está mais o seu adjunto.Um abraço para os dois comissários...

Caro João deixo-lhe ficar este texto de alguém...

Um abraço
Mário Relvas
O ARTESÃO DO ARMAMENTO



Não sou eu quem determina o destino do mundo.

Não sou eu quem começa as guerras.



Apenas sigo o meu caminho. Faço o meu trabalho.

Nada faço de errado.

Mas não sei.



E essa é a questão,

que sempre me atormenta.

Não quem determina,

e no entanto nada faço de mal.



Faço girar parafusos pequeninos com os meus dedos,

fabricando componentes de armas

que nos ameaçam a todos.

E ainda assim não sou eu quem determina

o destino que aparece diante de nós.



Eu poderia criar outro destino,

tornando o mundo seguro para todos aqueles

que anseiam viver a sua vida.



E então eu saberia

a razão sagrada,

o significado brilhante

da nossa existência.



Ninguém então poderia destruir-nos

com as suas acções

ou iludir-nos

com as suas palavras.



O mundo que eu ajudo a fazer

não é um mundo bom.

No entanto eu não sou mau.

E não fui eu que o inventei.

Mas será isso suficiente?



Papa João Paulo II

Anónimo disse...

i'm wondering what's resource can be use to know that Kopassus brought/developed PSHT in Timor-Leste and how? i'm sorry for my poor portuguese,probably it's written in your blog in Portuguese.

Anónimo disse...

«PSHT was also promoted by elements of Kopassus here in East Timor, probably because it was considered one more element for the “Indonesification” of the local youth, but, unlike SMI, the PSHT had an almost centenary history and spiritual traditions much more profound than the party [GOLKAR] supporters Satria Muda Indonesia. That's probably the reason why, as Ian Douglas Wilson mentions in "The Politics of Inner Power: The Practice of Pencak Silat in West Jawa", PSHT continues its activity with normality in the new independent nation (as in others: France, Netherlands, Russia, etc...) while SMI disappeared when the Indonesians left (and it is said that many SMI members were involved in the militias in 1999).»

The strong involvement of Kopassus members in the development of PSHT in East Timor is widely know and often mentioned by the East Timorese warga (members) of this brotherhood.